sexta-feira, 6 de agosto de 2010

REGULAMENTO CAMPEONATO 2010

CAPITULO I – DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

ARTIGO 1º - ESTE REGULAMENTO APLICA-SE AO CAMPEONATO MIDWAY-RACE CAR 2010 – PARMA 499 16D PARA AUTOMODELOS DE FENDA, NA ESCALA 1/24.

ARTIGO 2º - O CAMPEONATO CONSISTE EM 1(uma) PROVA PARA CADA DIA ESTIPULADO PARA O CAMPEONATO, COM BATERIAS E CLASSIFICAÇÃO, E DESCARTE DE UM DOS PIORES RESULTADOS PARA A CLASSIFICAÇÃO FINAL.

ARTIGO 3º - A MIDWAY-RACE CAR SÃO RESPONSÁVEIS PELA COORDENAÇÃO DAS PROVAS, SENDO AUTORIDADE PARA O FIEL CUMPRIMENTO DOS HORÁRIOS ESTABELECIDOS E DOS ITENS DO PRESENTE REGULAMENTO. O DIRETOR DA PROVA SERÁ ÚNICO.

ARTIGO 4º - O PILOTO INSCRITO NA COMPETIÇÃO É O ÚNICO RESPONSÁVEL PELOS SEUS ATOS DURANTE O EVENTO, INCIDINDO SOMENTE SOBRE SÍ AS PUNIÇÕES QUE VIER A SOFRER POR INFRAÇÃO DO PRESENTE REGULAMENTO.

ARTIGO 5º - TODOS OS PILOTOS DEVERÃO SE INSCREVER ANTECIPADAMENTE NA MIDWAY OU RACE CAR.

1º - A INSCRIÇÃO DEVERÁ SER EFETIVADA ATÉ O DIA 12/08/2010 E SERÁ NO VALOR DE R$ 50,00.


CAPITULO II – PARTE TÉCNICA

SEÇÃO I – MOTOR E TRANSMISSÃO

ARTIGO 6º - O MOTOR HOMOLOGADO É EXCLUSIVAMENTE PARMA 499 16D COM:
A) CAIXAS: ORIGINAL PARMA, SEM QUALQUER TIPO DE TRABALHO, EXCETO SOLDA DE SUA BUCHA. NÃO SÃO PERMITIDOS ROLAMENTOS;
B) CABEÇOTES ORIGINAIS PARMA SEM QUALQUER TIPO DE TRABALHO, PERMITINDO-SE OS CABEÇOTES DE AVANÇO REGULÁVEL, A COLAGEM DA BUCHA, A SUBSTITUIÇÃO DOS POSTES DE MOLAS E DAS MOLAS POR MODELOS DE QUALQUER MATERIAL E PROCEDÊNCIA E O RETRABALHO DAS FERRAGENS PORTA-ESCOVAS ORIGINAIS. SÃO PERMITIDOS CARVÕES BIG FOOT OU GOLD DUST;
C) IMÃ: ORIGINAL DO FABRICANTE, PODENDO RECEBER CARGA MAGNÉTICA. NÃO SERÁ PERMITIDO QUALQUER TIPO DE TRABALHO DE APROXIMAÇÃO OU RETIFICAÇÃO DOS IMÃS, SENDO ADIMITIDO APENAS COLA DE CIANOCRILATO (SUPER BONDER) PARA A COLAGEM DOS IMÂS;
D) INDUZIDOS: ORIGINAL PARMA, PODENDO SER REBALANCIADO, TER COLETOR RETIFICADO E RECEBER REFORÇO POR MEIO DE UM CAP EM CELERON, NA PARTE SUPERIOR DO COLETOR. SERÁ PERMITIDO QUALQUER TIPO DE AMARRAÇÃO DO MESMO;
E) AS BUCHAS DO MOTOR PODERÃO SER TROCADAS, POR SIMILARES DE QUALQUER FABRICAÇÃO, EXCETO AS DE RESINA;
F) QUALQUER ITEM NÃO MENCIONADO NA PREPARAÇÃO DE MOTOR SERÁ PROIBIDO.
1º - SÓ SERÁ PERMITIDO O USO DE 01 (UM) MOTOR POR PROVA.

ARTIGO 7º - SERÃO PERMITIDOS QUAISQUER TIPOS E MODELOS DE PINHÕES, INCLUSIVE OS ANGULADOS.

ARTIGO 8º - AS COROAS PERMITIDAS SÃO OBRIGATORIAMENTE DE NYLON DE QUALQUER MARCA, EM PITCH 48 E 64, NÃO ANGULADAS, COM 37 A 39 DENTES. SÃO EXPRESSAMENTE PROIBIDOS OS MODELOS ANGULADOS, AS COM CENTRO EM ALUMÍNIO (QUE APRESENTAM SOMENTE DENTES DE NYLON).

SECÃO II – CHASSI

ARTIGO 9º - QUALQUER CHASSI PARA MOTOR 16D SENDO NA ESCALA 1/24 É PERMITIDO.

1º - SOMENTE SERÃO PERMITIDOS AJUSTES DE FOLGA E RETRABALHO DE SOLDAS, SEM A ELIMINAÇÃO OU SUBSTITUIÇÃO DE QUALQUER DE SEUS COMPONENTES. RODAS DIANTEIRAS E SEUS SUPORTES SERÃO OPCIONAIS.
2º - AJUSTE NO COMPRIMENTO DO CHASSI PODERÁ SER FEITO EXCLUSIVAMENTE PELO DESLOCAMENTO DA LINGUETA DO GUIA E/OU PELO REPOSICIONAMENTO DOS PILLOW BLOCKS, DESDE QUE A DISTÂNCIA ENTRE O CENTRO DO PINO DA GUIA E O CENTRO DO EIXO TRASEIRO FIQUE ENTRE 110,00 E 120,00 mm.

ARTIGO 10º - A ALTURA EM RELAÇÃO À PISTA DEVERÁ SER NO MÍNIMO DE 0,7 mm NA LARGADA.

ARTIGO 11º - NÃO SERÁ PERMITIDO TROCA DE CHASSI DURANTE A PROVA.

SAÇÃO III – CARROCERIAS

ARTIGO 12º - OS MODELOS DE CARROCERIAS DO CAPEONATO SÃO PRÉ-DEFINIDOS PARA CADA ETAPA.
1º - A CARROCERIA DEVE ESTAR TOTALMENTE, PINTADA COM EXCEÇÃO DOS VIDROS E DA MARCA DA RODA DIANTEIRA QUE DEVEM ESTAR TOTALMENTE TRANSPARENTES.
2º - A ALTURA DE QUALQUER PONTO DA CARROCERIA, EM CONDIÇÃO DE CORRIDA, EM RELAÇÃO À PISTA SERÁ DE, NO MÁXIMO, 45,00mm. O CORTE DA CARROCERIA DEVERÁ ABEDECER BASICAMENTE A LINHA DE CORTE DO FABRICANDE, ADMITINDO-SE UMA VARIAÇÃO DE +/- 2,00mm DESSA LINHA.
3º - A CARROCERIA DEVERÁ COBRIR O CARRO TOTALMENTE NO SENTIDO LONGITUDINAL (VISTO POR CIMA, DEVERÁ ESTAR COMPLETAMENTE OCULTOS ATÉ A PARTE DE TRÁS DOS PNEUS E A GUIA INCLUSIVE).
4º - DEVERÁ SER APLICADO O NÚMERO DO PILOTO EM TRÊS POSIÇÕES DISTINTAS, ADESIVADOS OU PINTADOS NA CARROCERIA E QUE DEVERÁ ESTAR PELA PARTE ESTERNA DA BOLHA. AO LADO DO “COCKPIT” DEVERÁ SER ANOTADO O NOME DO PILOTO.
5º - NÃO SERÁ PERMITIDO QUALQUER CORTE OU ACESSÓRIO QUE NÃO SEJAM OS ORIGINAIS DA BOLHA.

ARTIGO 13º - NÃO SERÁ PERMITIDO A TROCA DE CARROCERIA DURANTE A PROVA.

SEÇÃO IV – EIXO, PNEUS TRAZEIROS E OUTROS COMPONENTES.

ARTIGO 14º - SÓ SERÃO PERMITIDOS O USO DE PNEUS TRAZEIROS NA COR PRETA E DE FABRICAÇÃO NACIONAL.
1º - NÃO São PERMITIDAS RODAS ALIVIADAS.
2º - A ALTURA MÍNIMA DOS PNEUS PARA O INÍCIO DA PROVA É DE 18,5 mm.

ARTIGO 15º - A BITOLA DO CARRO SERÁ DE 85,00mm.

ARTIGO 16º - DEMAIS COMPONENTES DEVEM ATENDER A:
A) O EIXO SERÁ DE LIVRE FABRICAÇÃO E PROCEDÊNCIA, NÃO SENDO PERMITIDO O USO DE EIXOS VAZADOS.
B) O GUIA SERÁ DE LIVRE FABRICAÇÃO E PROCEDÊNCIA.
C) AS BUCHAS SERÃO DE LIVRE FABRICAÇÃO E PROCEDÊNCIA, SENDO VEDADO O USO DE ROLANENTOS. .
D) OS FIOS NÃO PODERÃO SER DO TIPO RÍGIDO.

ARTIGO 17º - O CARRO DEVERÁ TER UM PESO MÍNIMO DE 80G (OITENTA GRAMAS).

CAPITULO III - CLASSIFICAÇÃO

SEÇÃO I – GENERALIDADES.

ARTIGO 18º - AS PROVAS CONSTITUEM-SE DO TREINO LIVRE (HAVERÁ TOMADA DE TEMPO) E NAS BATERIAS, QUE SERÃO TODAS FINAIS (OS RESULTADOS DE CADA BATERIA SÃO AO FINAL AGRUPADO, PARA A CLASSIFICAÇÃO GERAL DA CATEGORIA).

SEÇÃO II – VISTORIAS

ARTIGO 19º - TODOS OS CARROS SERÃO INSPECIONADOS, DURANTE O TREINO DE AQUECIMENTO DA SUA BATERIA E LACRADOS POR UMA COMISSÃO COMPOSTA PELO DIRETOR DE PROVA E O PILOTO.
A) INPEÇÃO E LACRAMENTO DA CARROCERIA COM VERIFICAÇÃO DE NÚMEROS E NOME DO PILOTO.
B) INSPEÇÃO DA ALTURA TOTAL DA CARROCERIA EM RELAÇÃO À PISTA.
C) INSPEÇÃO E LACRAMENTO DO CHASSI. CHASSI EM RELAÇÃO À PISTA.
D) INSPEÇÃO DA ALTURA LIVRE DA PARTE TRASEIRA DO CARRO.
E) INSPEÇÃO DA BITOLA DAS RODAS TRAZEIRAS.
F) INSPEÇÃO E LACRAMENTO DO MOTOR SOLDADO NO CARRO COM VERIFICAÇÃO DE CAIXA, CABEÇOTE, IMÃ E INDUZIDO.
1º - NOS CASOS EM QUE SEJA NECESSÁRIO REFAZER A SOLDA DO MOTOR, O PILOTO DEVERÁ COMUNICAR AO DIRETOR DE PROVA, ANTES QUE A MESMA SEJA REFEITA, PARA SER EFETUADO UM NOVO LACRAMENTO DO MOTOR E CHASSI, ANTES DO RETORNO A PROVA.

ARTIGO 20º - OS CARROS PODERÃO SER VISTORIADOS A QUALQUER MOMENTO DURANTE A REALIZAÇÃO DAS BATERIAS PELO DIRETOR DE PROVA, E A NÃO OBSERVAÇÃO DOS LACRES DE MOTOR, CHASSI, CARROCERIA OU COMPONENTES, IMPLICARÁ NA DESCLASSIFICAÇÃO DO PILOTO DA PROVA, NÃO IMPORTANDO O MOTIVO ALEGADO PELO PILOTO.

ARTIGO 21º - AO FINAL DE CADA PROVA OS CARROS SERÃO RECOLHIDOS AO BALCÃO DA LOJA, SENDO QUE OS 3 (TRÊS).
PRIMEIROS COLOCADOS PERMANECERÃO A DISPOSIÇÃO DO DIRETOR DE PROVA ATÉ O FINAL DAS BATERIAS DA SUA CATEGORIA PARA SEREM OBRIGATÓRIAMENTE VISTORIADOS NOVAMENTE, QUANDO PODERÃO SER DESCLASSIFICADOS SE VERIFICADA QUALQUER INFRAÇÃO A ESTE REGULAMENTO.

1º - A CRITÉRIO DO DIRETOR DE PROVA QUALQUER OUTRO CARRO PODERÁ FICAR RETIDO PARA NOVA VISTORIA.
2º - OS DEMAIS COLOCADOS SERÃO LIBERADOS AOS PILOTOS E RETIRADOS NO BALCÃO DA LOJA, ASSIM QUE TIVEREM QUITADO SEUS DÉBITOS.


SEÇÃO III – CLASSIFICAÇÃO

ARTIGO 22º - SERÁ EFETUADA ADOTANDO-SE ORDEM ALFABÉTICA E PROMOVIDO O SISTEMA DE COMPUTAÇÃO DA PROVA.

SEÇÃO IV – BATERIAS

ARTIGO 23º - CADA BATERIA É FINAL E DEVERÁ CORRER EM TODAS AS FENDAS DA PISTA, COM RODÍZIO SEGUINDO O SISTEMA AMERICANO.

1º- O TEMPO DE CORRIDA EM CADA FENDA SERÁ DE 3:00 MINUTOS SENDO 2:00 MINUTOS DE INTERVALO.
2º - UM CÍRCULO OU QUADRADO ADESIVO DA COR DA FENDA EM QUE O PILOTO ESTIVER CORRENDO SERÁ OBRIGATÓRIO, SENDO COLADO NA PARTE DA FRENTE DA CARROCERIA. O CIRCULO ADESIVO SERÁ FORNECIDO PELA MIDWAY RACE-RACE CAR.

ARTIGO 24º - SENDO VERIFICADO PELO DIRETOR DE PROVA A OCORRÊNCIA DE PERDA DE ALGUM ITEM DO CARRO COMO NUMEROS OU O CIRCULO QUE IDENTIFICA A FENDA, O PILOTO SERÁ COMUNICADO E DEVERÁ REPARÁ-LO DE IMEDIATO.

ARTIGO 25º - NÃO SERÁ PERMITIDO RETIRAR O CARRO DA PISTA QUANDO A CORRIDA FOR INTERROMPIDA POR PARADAS OU PROBLEMAS TÉCNICOS (INTERRUPÇÃO PARA VISTORIA EXCEPCIONAL, PUNIÇÕES, IRREGULARIDADES, ETC).

ARTIGO 26º – AO TÉRMINO DA ÚLTIMA FENDA DE CADA BATERIA SERÁ PROIBIDO AOS PILOTOS, OU SUAS EQUIPES, SOB QUALQUER PRETEXTO, RETIRAR OS CARROS DA PISTA, MESMO APÓS A IDENTIFICAÇÃO DOS CÍRCULOS COLORIDOS QUE IDENTIFICAM A FENDA. AQUELES QUE POR QUALQUER MOTIVO NÃO COMPLETEM A BATERIA, DEVERÃO SER ENTREGUES NO BALCÃO DA LOJA.

ARTIGO 27º - COMO A PISTA UTILIZA O SISTEMA DE “TAPE” INTERROMPIDO, O CARRO QUE EVENTUALMENTE ESTIVER SOBRE ESTE TRECHO, QUANDO HOUVER UMA PARALIZAÇÃO POR MOTIVO, SERÁ ARRASTADO IMEDIATAMENTE PARA O LOCAL DETERMINADO PELO DIRETOR DE PROVA.

ARITIGO 28º - É OBRIGARÓRIO O USO, POR TODOS OS PILOTOS, DO CARTÃO DE PISTA DURANTE OS INTERVALOS DE FENDA.
1º - O CARTÃO DE PISTA DEVERÁ SER COLOCADO NA FENDA QUE O PILOTO IRÁ CORRER APÓS O INTERVALO, NA MESMA POSIÇÃO QUE TERMINOU A ÚLTIMA.

ARTIGO 29º - SERÁ PERMITIDO O USO DE GLUBS EM SPRAY, FORNECIDO PELA LOJA E APLICADO PELO DIRETOR DE PROVA, OU POR UM DE SEUS AUXILIARES. SERÁ PERMITIDO O USO DE GLUBS SOMENTE EM JIGS, SENDO PROIBIDO O USO NOS PNEUS OU DIRETO NA PISTA.

1º - A PISTA DEVERÁ SER GLUBADA A CADA INTERVALO DE BATERIAS (NUNCA DE FENDAS), A CRITÉRIO DO DIRETOR DE PROVA.

SEÇÃO V – RECOLOCAÇÃO DOS CARROS.

ARTIGO 30º - TODOS OS PILOTOS QUE NÃO ESTIVEREM PARTICIPANDO DA BATERIA CORRENTE PODERÃO SER CONVOCADOS PARA A FUNÇÃO DE RECOLOCADOR PELO DIRETOR DE PROVA.

1º - QUALQUER PILOTO QUE NÃO ESTEJA PARTICIPANDO DA PRIMEIRA BATERIA SERÁ CONVOCADO A RECOLOCAR NESSA BATERIA. A PARTIR DAÍ SERÃO RECOLOCADORES DA SEGUNDA, OS QUE CORRERAM NA PRIMEIRA, E ASSIM SUCESSIVAMENTE, ATÉ QUE OS DA ÚLTIMA TENHAM COMO RECOLOCADORES OS DA PENÚLTIMA BATERIA.
2º - O PILOTO QUE NÃO EXERCER A FUNÇÃO DE RECOLOCADOR TERÁ DESCONTADOS 10 PONTOS NA SUA PONTUAÇÃO TOTAL NO COMPEONATO.
3º - NUNHUM PILOTO EXERCENDO A FUNÇÃO DE RECOLOCADOR PODERÁ SER SUBSITITUIDO POR OUTRA PESSOA, MESMO QUE ESTA ESTEJA TAMBÉM ESCRITA NO EVENTO, SALVO COM ACEITAÇÃO DO DIRETOR DE PROVA, APÓS COMPROVAÇÃO DE IMPEDIMENTO POR FORÇA MAIOR.

ARTIGO 31º - O RECOLOCADOR É OBRIGADO A PERMANECER NO SEU POSTO DURANTE A CORRIDA, RECOLOCANDO O CARRO NA FENDA NO LUGAR ONDE SAIU E DE ACORDO COM A COR DO CIRCULO DE IDÊNTIFICAÇÃO QUE ESTIVER COLOCADO NA SUA PARTE DIANTEIRA.

ARTIGO 32º - O RECOLOCADOR NÃO TERÁ A OBRIGAÇÃO DE ARRUMAR OS CONTATOS, CARROCERIA AMASSADA, AP:ERTAR A COROA OU OS PNEUS TRAZEIROS OU OUTRO PROBLEMA QUALQUER QUE OCORRA COM O CARRO DEVENDO, CASO NECESSÁRIO, ENTREGAR O MESMO IMEDIATAMENTE AO PILOTO.

SEÇÃO VI – HORÁRIOS

ARTIGO 33º - AS PROVAS DESTE CAMPEONATO SERÃO REALIZADAS NAS DATAS CITADAS ABAIXO, COM A CORROCERIA E O TIPO DE PNEU A SER USADO NO DIA.
1ª PROVA – CARROCERIA ASA E PNEU MÉDIO.
DIA 13/08/2010 ÀS 19:30HS
2ªPROVA – CARROCERIA ASA E PNEU MÉDIO.
DIA 27/08/2010 ÀS 19:30HS

ARTIGO 34º - OS HORÁRIOS DOS DIVERSOS EVENTOS EM CADA PROVA SERÃO:
A) INSCRIÇÕES – NO MÁXIMO ATÉ O DIA 12/08/2010.
B) TREINO LIVRE SE DARÁ DAS 19:30h ÀS 20:00h, SENDO TAMBÉM EFETUADA A INSPEÇÃO.
C) A PROVA TERÁ INÍCIO ÁS 20:00h.

ARTIGO 35º - NO INÍCIO DE CADA BATERIA A PISTA SERÁ LIGADA PELO TEMPO DE TRÊS MINUTOS PARA TREINO DE AQUECIMENTO, INSPEÇÃO E ACERTO DOS CARROS, FINDO OS QUAIS A PROVA SE INICIA IMEDIATAMENTE, COM QUALQUER NÚMERO DE CARROS NO GRID DE LARGADA.

CAPÍTULO IV – PENALIDADES E RECURSOS

ARTIGO 36º - SERÃO CONSIDERADAS FALTAS PASSÍVEIS DE PUNIÇÃO INFRAÇÕES A QUALQUER ITEM DESTE REGULAMENTO, ATITUDES ANTIDESPORTIVAS, O USO DE PALAVRAS DE BAIXO CALÃO OU EM ALTO TOM.

ARTIGO 37º - CABERÁ AO DIRETOR DE PROVA, APLICAR AS PENALIDADES ABAIXO DESCRITAS AOS PILOTOS E RECOLOCADORES, INSCRITOS NA ETAPA.
A) ADVERTÊNCIA VERBAL.
B) PERDA DE UMA VOLTA NA ETAPA.
C) PERDA DE CINCO VOLTAS NA ETAPA.
D) DESCLACIFICAÇÃO DA ETAPA (FENDA)
E) DESCLACIFICAÇÃO DA PROVA.

ARTIGO 38º - SE TRATANDO DE RECLAMAÇÕES DE COMPONENTES DOS CARROS, O PILOTO RECLAMANTE DEVERÁ DEPOSITAR JUNTO AO DIRETOR DE PROVA, QUE EMITIRÁ O RECIBO COMPETENTE, O VALOR CORRESPONDENTE A 2 (DUAS) VEZES O VALOR DE MERCADO, PARA CADA ITEM RECLAMADO.

ARTIGO 39º - SE CONSTATADOS IRREGULARIDADES NOS COMPONENTES DO CARRO RECLAMADO, O RECLAMANTE RECEBERÁ DE VOLTA O VALOR DEPOSITADO JUNTO AO DIRETOR DE PROVA, QUE RESGATARÁ O RECIBO EMITIDO AO PILOTO RECLAMADO, SERÁ APLICADO NO RECLAMADO A SANÇÃO PREVISTA NO ARTIGO 37º - ITEM “E” DO PRESENTE REGULAMENTO.

ARTIGO 40º - CASO NÃO SEJA CONSTATADA NENHUMA IRREGULARIDADE NOS COMPONENTES DO CARRO RECLAMADO, O VALOR DEPOSITADO PELO RECLAMANTE JUNTO AO DIRETOR DE PROVA, SERÁ REPASSADO AO PILOTO, QUE EMITIRÁ O COMPETENTE COMPROVADO DE RECEBIMENTO.

CAPÍTULO V – PONTUAÇÃO E PREMIAÇÃO

SEÇÃO I – PONTUAÇÃO

ARTIGO 41º - CADA PROVA SERÁ SOMADA COM A SEGUINTE TENDO ASSIM O RESULTADO FINAL DO CAMPEONATO.

ARTIGO 42º - A PREMIAÇÃO SERÁ:
- MEDALHAS DE 1º, 2º E 3º LUGARES PARA CADA PROVA.
- NO FINAL DO CAMPEONATO:
1º LUGAR: 01 CARROCERIA PINTADA 1/24;
2º LUGAR: 01 ÓLEO;
3º LUGAR: 01 GLUB.

CAPÍTULO VI – DISPOSIÇÕES FINAIS

ARTIGO 43º - CASOS OMISSOS NO PRESENTE REGULAMENTO, SERÃO ANALISADOS E JULGADOS PELO DIRETOR DE PROVA, CUJA DECISÃO SERÁ SOBERANA, NÃO CABENDO RECURSOS SOBRE A MESMA.

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